Era uma final de Libertadores e uma final entre times de massa.
De um lado um time com campanha invicta e de outro um time com a possibilidade de ser um maior vencedor.
Espera aí: era uma final entre Corinthians e Boca!
Não estamos falando de um jogo, estamos falando de um grande evento.
Mas ainda assim…erramos.
O espaço dado ao Corinthians foi digno, nobre, mas excessivo e emocional demais.
Eu realmente entendo o apelo popular dos dois grandes times, mas sinto que a dose de emoção passou de alguns limites.
Pensemos em uma situação provável como de uma vitória do Boca, será que a imprensa, de uma forma geral, não exaltou demais e “preparou” demais o torcedor corintiano para a celebração?
Será que o relativo desdém ao Boca não poderia ter sido o mico do ano?
Fizemos nosso papel de informar ou preferimos o caminho mais fácil de promover mais e mais?
Minha observação não deve ser vista como uma mea maxima culpa, mas cada vez mais vejo menos informação e vejo mais agito.
Com Fantástico no Pacaembu e tudo mais, realmente não sei se a cobertura seria a mesma com outros clubes e até entendo que o primeiro título do Corinthians deveria ser visto de forma diferente. No entanto, é preciso refletir para o que estamos criando ou, no mínimo, estamos colaborando.
Flamengo e Corinthians já têm as maiores torcidas e os maiores faturamentos, será que é mesmo necessário abusar da exposição?
Será que em alguns anos não vamos nos perguntar em qual ponto a informação se perdeu e a forma virou função?
DIHIT
Blog do Frederico Jota


8 Opiniões Ver opiniões Esconder opiniões
Grande parte da imprensa foi ufanista e parcial demais. O jornalismo esportivo se transformou em entretenimento esportivo.
Mario Marra,
Concordo com vc , sou atleticano e gosto de assitir futebol, mas vai chegando ao ponto irritante. Do outro lado está um Boca Jrs., no Brasil há a rivalidade e isso não quer dizer ser anti-corinthians ou o que quer que seja.
Em BH no jogo entre Galo e Corinthians, se parava a transmissão do jogo para mostrar a torcida visitante, e a torcida local? Nada.
Não percebem que o caminho da espanholização, pode matar a galinha dos ovos de ouro? Não percebem o quanto é rico a regionalização do Brasil que o futebol pode demonstrar?
Mario boa noite! Tocou na ferida.
Creio que sua qualidade traz a rima da autenticidade, porém pode desagradar ao provedor dessa decadência do nosso futebol.
Este é o meu país. Um país em que uma única empresa coloca na presidência um corrupto qualquer, levantando a simples bandeira de caça- marajás, e depois o impede por objetivos próprios.
Este é o meu país. Um país que esta mesma empresa beneficiada por uma concessão pública, invade minha casa com lixos deseducativos, em busca de uma audiência a qualquer preço, ou melhor, por um alto preço pago por nossas famílias.
Este é o meu país. Um país em que esta mesma empresa de comunicação consegue produzir um campeão nacional de futebol, por puro capricho de se presidente( que Deus o tenha…)
Este é o meu país, sinto saudades daquele país da minha infância, que talvez por minha inocência só me dava orgulho.
Perfeito!
Nem vou falar em formação, se nem informação têm sido prezada pela mídia. É um oba-oba sem fim, que extrapolou com a final da Libertadores.
O jeito é buscar informação e formação em sites gringos e em alguns poucos sites brasileiros.
Caro amigo,
a cobertura foi exagerada e continuará sendo para times como o Corinthians e Flamengo, etc. Moro em BSB, e já vi final da libertadores com o Cruzeiro (esclareço que sou Galo) não ser transmitida em canal aberto aqui…acho que era transmitido Flamengo e Olaria…Isso não mudará. Por isso defendo uma mídia mineira mais bairrista sim!! Porque não? Por exemplo, qual o destaque que a Globo está dando para o líder? Para R49? Nenhum…e continuará assim mesmo se o galo for campeão!!!
Bom dia, Mario! Espero que esteja gostando do inicio de Brasileiro que o Galo vem fazendo. Quanto à cobertura da final da Libertadores , minha opinião é que a Globo quer dar destaque a preparação para os jogos olímpicos, pois não tem os direitos de transmissão, então ela tenta de toda maneira ocupar o espaço com os assuntos que julga darem mais audiência e a final da Libertadores com o Corinthians foi um prato cheio.
Grande abraço e saudações atleticanas!
Convido a todos para a leitura da minha “Carta a Juca Kfouri”, abordando os privilégios dos times das capitais e a decadência dos interioranos.
O texto pode ser acessado no Amálgama ( http://www.amalgama.blog.br/05/2012/juca-kfouri-times-do-interior/ ) ou no blog ( http://guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2012/06/carta-juca-kfouri.html ).
Espero que gostem, divulguem, comentem, etc.
Um abraço do Guilherme.
É por isso que os outros torcedores tomam antipatia pelo curintia, a maioria desses novos jornalistas não sabem o que é ser imparcial na hora de dar a notícia, ficam querendo abusar do direito de privilegiar e ignoram que existem outros torcedores que somados ultapassa o número desses dois clubes, não assisto a band, por causa de algumas pessoas e ex jogadores que chegam ao rídiculo de querer menosprezar clubes de outras praças e só focam em bajular o curuintia.